Como funciona a aprendizagem?
A experiência de aprendizagem nos cursos do Professores do Futuro é individual e focada na resolução de desafios reais, através de missões práticas. Serás guiado por objetivos claros e orientações para desenvolver o conhecimento necessário para superar os desafios que te são apresentados. Além disso, existem momentos de aprendizagem colaborativa e de apoio contínuo do Facilitador de Aprendizagem, que estará sempre disponível para te ajudar.
Este modelo de aprendizagem não se baseia em ensinar o que fazer. Existem orientações e apoio, mas o foco é que cada um pesquise informações, procure soluções, interaja com os pares e decida como resolver os desafios.
Cada participante é responsável pela sua própria jornada de aprendizagem!
Este modelo baseia-se em três princípios principais:
- Aprendizagem baseada em desafios: significa que recebes um desafio e vais aprender o que é necessário para o resolver, com orientações e apoio para o ajudar no processo.
- Aprendizagem entre pares: fazes parte de uma comunidade de aprendizagem e vais aprender em interação com os teus pares e com o Facilitador, tornando o processo mais colaborativo.
- Aprendizagem Personalizada: tens liberdade para escolher onde vais focar o teu trabalho, o que faz mais sentido para ti, tendo em conta o teu contexto profissional, para que apliques de imediato o que estás a aprender e rentabilizes o teu tempo. Podes também escolher quanto tempo queres dedicar a desenvolver novas aprendizagens e aprofundar os teus conhecimentos mediante a tua disponibilidade.
Como funcionam as Missões e as Atividades?
As missões são os desafios a serem cumpridos que orientam o processo de aprendizagem dos formandos.
O curso possui duas missões, e cada missão tem um objetivo claro relacionado à prática do professor. A missão dura duas semanas e envolve vários passos para ser cumprida, com o intuito de orientar e direcionar o processo de aprendizagem.
As atividades são são os passos práticos que os participantes devem realizar para avançar no processo de aprendizagem e alcançar o resultado final da missão.
Cada missão é dividida em três blocos de atividades: Explorar, Criar e Refletir, com propósitos diferentes, criados para conduzir o formando para o cumprimento do desafio:
👉 Explorar: o primeiro bloco de atividades é dedicado à exploração do tema da Missão e à reunião das informações e dados necessários para o cumprimento do desafio.
👉 Criar: no segundo bloco o foco está na realização prática do desafio. É nesta etapa que o formando desenvolve e cria o que foi solicitado para cumprir o objetivo da missão, utilizando a informação reunida na fase de exploração. Esta etapa permite transformar a aprendizagem em algo concreto e aplicável à sua prática docente.
👉 Refletir: o último bloco convida o formando a refletir sobre o que aprendeu durante a missão, identificar os desafios enfrentados e pensar em como essa experiência vai impactar a sua prática docente.
Como ler o conteúdo das Missões
Para facilitar a experiência de aprendizagem, organizámos o conteúdo das missões em diferentes blocos informativos. Cada bloco tem um ícone específico e uma função clara para te guiar durante o percurso formativo. Aqui está uma explicação de cada um deles:
💡 Dica:
Este bloco traz sugestões úteis para te ajudar a realizar a atividade. As dicas podem incluir estratégias, abordagens práticas e ideias que poderão facilitar o teu trabalho e estimular a tua criatividade.
🌟 Exemplo:
Aqui encontrarás exemplos práticos de como podes realizar a atividade. Estes exemplos servem como referência e inspiração, ajudando-te a compreender melhor o que se espera em cada etapa.
📚 Recurso de Apoio:
Este bloco contém links para recursos de apoio, como artigos, vídeos ou tutoriais, que poderão complementar o teu conhecimento e auxiliar na realização da atividade. Basta clicar no hyperlink para aceder ao material.
✍️ Ação Necessária:
Este é o momento em que serás informado sobre o que deves efetivamente fazer. Aqui será descrita a tarefa ou a ação a ser realizada naquela etapa, para que possas organizar e completar o teu trabalho com sucesso.
Sempre que fores avançando pelo conteúdo do curso, mantém atenção a estes blocos e utiliza-os como aliados no teu processo de aprendizagem. Eles foram pensados para tornar a tua experiência mais clara, intuitiva e produtiva. Aproveita cada etapa e lembra-te de que estamos contigo nesta jornada! 🚀✨
Como funcionam as Sessões Síncronas?
Ao longo do curso, há sessões síncronas duas vezes por semana (segundas e quintas-feiras).
Em cada missão - que tem a duração de duas semanas - ocorrem 4 sessões síncronas, cada uma com um objetivo específico:
- Conhecer a Missão
⏰ 1h30
👉 Apresentação das atividades da Missão, recursos e entregáveis, com demonstração guiada e discussão.
- Aprender com o exemplo
⏰ 1h30
👉 Oportunidade de aprender por meio da partilha do conhecimento e da experiência de um convidado externo.
- Trabalhar colaborativamente
⏰ 1h30
👉 Espaço colaborativo para avançares no desenvolvimento do teu projeto e discutir ideias com os colegas.
- Partilhar e avaliar com os Pares
⏰ 1h30
👉 Partilhar a jornada de aprendizagem, dar e receber feedback construtivo que contribua para a melhoria dos trabalhos individuais.
Esse formato de sessão síncrona segue a abordagem pedagógica do Professores do Futuro, que valoriza a aprendizagem ativa e significativa, promovida pela resolução de problemas do interesse do aprendiz e pela troca de experiências com seus pares.
Por essa razão, as sessões não seguem o formato tradicional e expositivo, em que há um detentor do saber que transmite conhecimento. Ao invés disso, os encontros incentivam a participação ativa dos formandos, contando com o Facilitador da Aprendizagem para apoiar o processo de aprendizagem.
Como funciona a avaliação dos trabalhos que submeto?
A avaliação nas formações promovidas pelo Professores do Futuro, é uma parte da experiência de aprendizagem, focada em contribuir para o desenvolvimento dos formandos, e não em atribuir uma nota ao final.
Tem-se em vista que a motivação para aprender é intrínseca ao seu processo de aprendizagem, e não extrínseca e que o seu progresso é maior quanto mais ativo for nas investigações e tarefas propostas.
No Pofessores do Futuro, a avaliação é feita entre pares. Como funciona?
Na última quinta-feira antes do término de cada missão, há uma sessão síncrona onde os formandos, em grupos de até 4 pessoas, partilham o seu processo de aprendizagem, os desafios enfrentados e o que aprenderam. Durante essa sessão, assistem às partilhas dos colegas e dão e recebem feedback, com base numa pauta específica.
Porquê a avaliação entre pares?
👉 Possibilidade de obter um olhar individualizado sobre o teu processo e obter feedback de quem compreende o teu contexto: os teus pares.
👉 Oportunidade de aprender e melhorar o teu trabalho, ao analisar e avaliar o processo dos outros colegas com critérios objetivos.
Por isso, é muito importante que as avaliações sejam sinceras, para que todos possam beneficiar das sugestões de melhoria e aprimorar os seus trabalhos com base nos comentários dos colegas.
Como e quando tenho que entregar as tarefas das Missões?
No final de cada missão, deves submeter o trabalho que desenvolveste na Galeria de Trabalhos da respetiva Missão, até ao prazo definido.
Se tiveres dúvidas, vê o vídeo na Galeria de Trabalhos para saberes como fazer a entrega.
🎯 Missão 1
- Prazo de entrega da Versão Preliminar (para apresentar na sessão Partilhar e Avaliar entre Pares)
03/04 até às 18:00
- Prazo de entrega Versão Final
06/04 até às 23h59
- Link do Modelo de entrega Missão 1
🎯 Missão 2
- Prazo de entrega Versão Preliminar (para apresentar na sessão Partilhar e Avaliar entre Pares)
17/04 até às 18:00
- Prazo de entrega Versão Final
23/04 até às 23h59
- Link do Modelo de entrega Missão 2
Como posso esclarecer as minhas dúvidas fora das Sessões Síncronas?
Para esclareceres as tuas dúvidas fora das Sessões Síncronas, utiliza o canal Community, o espaço ideal para colocares questões e interagires com a nossa comunidade de aprendizagem.
Neste canal, podes:
👉 Interagir, perguntar, partilhar e, sobretudo aprender com os teus Pares, através do canal Partilha e Discussão.
👉 Interagir diretamente com o Facilitador, através do chat.
O Facilitador da Aprendizagem estará sempre disponível na plataforma para te oferecer apoio adicional e garantir que aproveitas ao máximo esta experiência. Contudo, prepara-te, pois o foco será sempre fomentar a aprendizagem entre pares.
Caso tenhas dificuldades de acesso à plataforma ou ao chat, também podes entrar em contacto conosco por email através de geral@professoresdofuturo.pt, mas lembramos que a plataforma é sempre o meio mais eficaz para resolver as tuas questões rapidamente.
No final do curso vou receber algum certificado?
No final do curso é emitido um certificado digital de conclusão, a todos os participantes que que concluírem todas as tarefas, independentemente da sua assiduidade. Será enviado automaticamente para o email de inscrição após a submissão do questionário de feedback final sobre o curso. Este certificado não tem validade para a progressão de carreira. Caso pretendas a acreditação, deves solicitá-la logo no início.
Quero a acreditação do curso, como fazer?
O curso IA para Avaliação encontra-se acreditado pelo CCPFC, enquadrada para os efeitos previstos nos artigos 8.º (Progressão na Carreira – componente geral).
Para garantir a acreditação das horas de formação, é fundamental que manifestes essa intenção no questionário enviado no e-mail de confirmação da tua inscrição. Se não o fizeste, podes fazê-lo agora: https://forms.gle/N8ZrkiSH5HREn36e7
🏅 Requisitos para a acreditação
- Assiduidade mínima de 2/3
- Conclusão da ação com aproveitamento.
🏅 Critérios de Avaliação
- Participação: 40%
- Realização dos trabalhos individuais: 50%
- Trabalho Individual Final (TIF): 10%
🏅 Procedimentos
- No dia da Sessão de Encerramento, irás receber um email, diretamente do CFAE, com o link de acesso ao TIF.
- Tens duas semanas para submeter as tuas respostas através do link fornecido.
- No prazo de 20 dias úteis após o encerramento do período de submissão do TIF, o certificado será emitido pelo CFAE e enviado em formato digital por email.
O que é o TIF?
- O Trabalho Individual Final (TIF) consiste numa reflexão individual sobre o teu processo de aprendizagem ao longo do curso.
- Podes consultar a estrutura do TIF, aqui.
⚠️ Nota: a acreditação é exclusiva para docentes. Para participantes não docentes, será emitido um certificado de conclusão da formação, enviado pela equipa do Professores do Futuro.
A formação é elegível ao Cheque-Formação + Digital?
Esta formação é elegível para a medida Cheque Formação Mais Digital, dado que a Educa-te é uma Entidade Formadora Certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), e a ação de formação está devidamente registada na plataforma SIGO.
Para avançar com o processo, recomendamos que consultes todas as informações sobre os critérios e procedimentos da medida no site oficial:
https://www.iefp.pt/cheque-formacao-digital
Para te candidatares, será necessário apresentar a declaração de frequência do curso, que podes obter automaticamente assim que preencheres o formulário de avaliação da formação e indicares que necessitas da declaração.
Após esse passo, a declaração será gerada de imediato, e receberás um e-mail com um link para download.
⚠️ Nota importante: A declaração fica disponível para download apenas durante 1 mês. Recomendamos que a descarregues assim que receberes o e-mail.
Até quando ficarão disponíveis os recursos na plataforma após a conclusão do curso?
Ficas com acesso a todos os conteúdos durante 90 dias, após a conclusão do curso. No entanto, o curso deve ser concluído no período definido.
Como é feito o registo e controlo da assiduidade?
O registo de Assiduidade dos Participantes é feito através dos relatórios de presença gerados pela plataforma Zoom, onde são realizadas as sessões síncronas. Estes relatórios permitem verificar quais os participantes presentes em cada sessão, e o tempo total, em minutos, em que estiveram conectados.
O controlo da assiduidade é feito com base nos emails utilizados no momento da inscrição na formação. Por esta razão, é fundamental que acedas sempre às sessões utilizando o mesmo email com que efetuaste a inscrição.
⚠️ Atenção: Um dos critérios para receberes a acreditação, caso a tenhas solicitado, é a presença em pelo menos 65% do total de horas síncronas do curso (15 horas).