Agora que já identificaste como é que os alunos utilizam a IA, vale a pena parar um pouco para refletir:

  • Será que os alunos compreendem as implicações do que fazem? Estão a utilizar a IA de forma crítica? As ferramentas estão realmente a ajudá-los a aprender ou estão apenas a usar a tecnologia como um atalho?
  • Quais são os riscos ou problemas que podem surgir com a utilização destas ferramentas na aprendizagem?

A verdade é que a IA pode ser uma grande aliada, mas também pode trazer alguns desafios.

Por isso, o próximo passo é:

identificar quais os desafios ou situações indesejadas que podem surgir com cada tipo de utilização, tendo em vista as questões éticas e de aprendizagem.

💡 Para cada tipo de uso identificado, reflete sobre as seguintes questões:

  • Autoria: Os alunos estão realmente a produzir os seus trabalhos ou apenas a copiar respostas geradas pela IA?
  • Privacidade: Existe risco de exposição de dados pessoais ao usarem estas ferramentas?
  • Aprendizagem: A IA está a apoiar o desenvolvimento dos alunos ou a ser usada apenas como um atalho?
  • Habilidades do século XXI: O uso da IA está a estimular o pensamento crítico e a criatividade ou a reduzi-los?

🌟 Exemplo

Uso da IA pelos alunos: Criar resumos automáticos de textos ou vídeos.
Desafios éticos e de aprendizagem: Pode levar à falta de verificação do conteúdo e comprometer a compreensão crítica.

Uso da IA pelos alunos: Traduzir textos para diferentes idiomas.
Desafios éticos e de aprendizagem: Pode resultar em traduções imprecisas que não captam nuances culturais e contextuais.

Uso da IA pelos alunos: Criar redações ou respostas escritas com base em prompts.
Desafios éticos e de aprendizagem: Pode reduzir o desenvolvimento da escrita e do pensamento crítico do aluno.

✍️ Atualiza a grelha criada no Passo 1! Regista, na segunda coluna, os desafios que identificaste para cada tipo de uso da IA.

Quanto mais clara for esta análise, mais fácil será apoiar e orientar os alunos a fazer um uso mais consciente, ético e benéfico da IA! 🚀