Agora que já identificaste como é que os alunos utilizam a IA, vale a pena parar um pouco para refletir:
A verdade é que a IA pode ser uma grande aliada, mas também pode trazer alguns desafios.
Por isso, o próximo passo é:
identificar quais os desafios ou situações indesejadas que podem surgir com cada tipo de utilização, tendo em vista as questões éticas e de aprendizagem.
💡 Para cada tipo de uso identificado, reflete sobre as seguintes questões:
📚 Recurso de apoio
🌟 Exemplo
Uso da IA pelos alunos: Criar resumos automáticos de textos ou vídeos.
Desafios éticos e de aprendizagem: Pode levar à falta de verificação do conteúdo e comprometer a compreensão crítica.
Uso da IA pelos alunos: Traduzir textos para diferentes idiomas.
Desafios éticos e de aprendizagem: Pode resultar em traduções imprecisas que não captam nuances culturais e contextuais.
Uso da IA pelos alunos: Criar redações ou respostas escritas com base em prompts.
Desafios éticos e de aprendizagem: Pode reduzir o desenvolvimento da escrita e do pensamento crítico do aluno.
✍️ Atualiza a grelha criada no Passo 1! Regista, na segunda coluna, os desafios que identificaste para cada tipo de uso da IA.
Quanto mais clara for esta análise, mais fácil será apoiar e orientar os alunos a fazer um uso mais consciente, ético e benéfico da IA! 🚀