Passo 03

Relacionar as estratégias de ensino já utilizadas com as possibilidades de uso da IA

Agora que já definiste o objetivo de aprendizagem da tua atividade e identificaste as ações que os alunos precisam realizar para alcançá-lo, vamos dar mais um passo:

É hora de analisar as estratégias de ensino que já utilizas e identificar como a IA pode potencializar a aprendizagem sem substituir o esforço cognitivo do aluno.

Para cada ação que os alunos precisam de realizar para atingir o objetivo de aprendizagem que definiste no Passo 2, pensa em dois aspetos:

  • Como costumas apoiar os alunos nessa ação? (Que estratégias costumas utilizar? Com que recursos ou ferramentas?)
  • Como é que a IA pode ajudar nessa mesma ação? (de modo a contar com o seu pensamento crítico e potenciar a aprendizagem).

🌟 Exemplo

• Ação do aluno: Verificar vieses nos argumentos.
• Dificuldade: Não dominam critérios objetivos para avaliar a credibilidade das fontes.
• Estratégia atual: Discussão em sala de aula.
• Uso da IA: Ferramentas de IA para resumir artigos e destacar padrões e vieses nos textos, ajudando os alunos a identificar diferentes perspectivas antes do debate.

✍️ Regista, na quarta e quinta colunas da grelha,  as estratégias que já utilizas e os possíveis usos de IA que os alunos podem adotar para realizar as ações.

Parabéns por concluíres esta etapa! Agora tens uma base sólida para planear uma atividade com IA adaptada  à tua realidade, aos teus alunos e às aprendizagens que queres promover. Isto é ensinar com intencionalidade e com inovação. 🎉