Passo 02

Selecionar as ferramentas de IA

Agora é hora de explorar, testar e selecionar as ferramentas que realmente fazem sentido para para aquilo que queres que os teus alunos façam.

Mas atenção: não te limites à aula!

Algumas ferramentas podem ser grandes aliadas fora da sala para que os alunos:

  • Reforcem o que aprenderam;
  • Apliquem conhecimentos em novos contextos;
  • Ganhem autonomia;

Por isso, ao escolheres a(s) tua(s) ferramenta(s), pergunta-te:

👉 Será que esta ferramenta também pode ser útil para estudo autónomo, trabalhos ou revisão?

Sabemos que há muitas opções disponíveis, e pode ser fácil cair na tentação de escolher a ferramenta "mais popular" ou "mais completa".

Mas aqui o critério é a sua adequação ao que estás a trabalhar com os teus alunos e o apoio às ações cognitivas já identificadas, de forma a potenciar a aprendizagem.

💡 Sugestão

Podes também recorrer a um assistente de IA, como o ChatGPT, para te ajudar a encontrar ferramentas adequadas para apoiar essas ações.

Sugestão de prompt para usares com o ChatGPT ou outro assistente de IA:

“Estou a planear uma atividade em que os alunos do [coloca aqui o ano] vão utilizar IA para realizar as seguintes ações: [lista aqui as ações dos alunos].
Podes sugerir ferramentas de IA que possam apoiá-los nestas ações?
Quero ferramentas que sirvam como apoio à aprendizagem, estimulem o pensamento crítico e permitam a verificação das informações geradas.”

Podes pedir ainda que as sugestões venham acompanhadas de descrições breves e links diretos (se aplicável), para depois experimentares e avaliares com os critérios que definiste.

✍️ Regista em tua grelha a(s) ferramenta(s) selecionada(s)