Já reparaste que os alunos recorrem à IA para diferentes tarefas? Seja para gerar resumos, traduzir textos ou resolver exercícios, a IA já faz parte e está cada vez mais presente no seu dia a dia.

Mas será que isso está realmente a ajudá-los a aprender melhor? Sabemos que nem sempre a utilizam de forma responsável, ética e realmente benéfica para a aprendizagem.

Por isso, o primeiro passo para os apoiar a fazer um bom uso dessa tecnologia é perceber como a estão a utilizar neste momento.

Para te ajudar nesse processo, aqui estão algumas indicações práticas:

1️⃣ Faz um levantamento junto dos teus alunos

  • Pergunta-lhes quais ferramentas usam, para quê  e com que frequência.
  • Explora como sentem que a IA os ajuda (ou não) na aprendizagem.

Podes recolher estas informações de diferentes formas:

2️⃣ Compara com outros contextos

  • Explora os padrões de uso da IA entre os alunos da mesma faixa etária
  • Compara as respostas da tua turma com o que acontece noutras escolas e contextos.
  • Percebe se o que acontece na tua turma está em linha com outras realidades.

3️⃣ Identifica as principais utilizações realizadas pelos alunos

Com o cruzamento das informações recolhidas, identifica os tipos de uso da IA mais comuns na faixa etária para a qual lecionas e regista na primeira coluna de uma cópia desta grelha modelo.

🌟 Exemplos de tipos de uso

• Criar resumos automáticos de textos ou vídeos.
• Traduzir textos para diferentes idiomas.
• Criar redações ou respostas escritas com base em prompts.

✍️ Regista estes dados na primeira coluna da grelha.

Mantém as informações claras e organizadas. Isso vai facilitar, nos próximos passos, a análise dos riscos éticos e dos impactos na aprendizagem.