Já reparaste que os alunos recorrem à IA para diferentes tarefas? Seja para gerar resumos, traduzir textos ou resolver exercícios, a IA já faz parte e está cada vez mais presente no seu dia a dia.
Mas será que isso está realmente a ajudá-los a aprender melhor? Sabemos que nem sempre a utilizam de forma responsável, ética e realmente benéfica para a aprendizagem.
Por isso, o primeiro passo para os apoiar a fazer um bom uso dessa tecnologia é perceber como a estão a utilizar neste momento.
Para te ajudar nesse processo, aqui estão algumas indicações práticas:
Podes recolher estas informações de diferentes formas:
📚 Recurso de apoio
2️⃣ Compara com outros contextos
📚 Recurso de apoio
3️⃣ Identifica as principais utilizações realizadas pelos alunos
Com o cruzamento das informações recolhidas, identifica os tipos de uso da IA mais comuns na faixa etária para a qual lecionas e regista na primeira coluna de uma cópia desta grelha modelo.
🌟 Exemplos de tipos de uso
• Criar resumos automáticos de textos ou vídeos.
• Traduzir textos para diferentes idiomas.
• Criar redações ou respostas escritas com base em prompts.
✍️ Regista estes dados na primeira coluna da grelha.
Mantém as informações claras e organizadas. Isso vai facilitar, nos próximos passos, a análise dos riscos éticos e dos impactos na aprendizagem.