A Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia dos alunos — nas pesquisas, nos trabalhos que fazem, nas redes sociais que usam - mas como pode ser usada para apoiar o exercício de diferentes habilidades cognitivas na tua disciplina?
Antes de planificares uma atividade que integre IA, é essencial compreender como esta tecnologia pode auxiliar os alunos a pensar, analisar, criar e resolver problemas.
A Taxonomia de Bloom revista organiza essas ações em seis categorias: lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Cada uma dessas categorias envolve habilidades específicas que podem ser potencializadas com o uso da IA.
Para te ajudar nesse processo, segue estas indicações práticas:
1️⃣ Explora os diferentes tipos de ações cognitivas que a IA pode apoiar
- A IA pode auxiliar os alunos em várias etapas do processo de aprendizagem, desde facilitar tarefas simples (como recordar factos) até atividades mais complexas (como criar um texto ou analisar uma situação).
- Para cada nível da Taxonomia de Bloom, existem diferentes tipos de ações que podem ser facilitadas por ferramentas de IA.
- O teu primeiro passo é compreender as possibilidades de uso da IA em cada nível da aprendizagem.
2️⃣ Identifica os usos da IA mais relevantes para a tua área
- Agora pensa na tua disciplina. Identifica quais são os níveis da Taxonomia de Bloom mais comuns na tua prática letiva e, dentro desses níveis, que usos da IA têm maior potencial para apoiar os alunos na tua disciplina.
- Esta exploração será fundamental para os próximos passos, onde irás definir o objetivo de aprendizagem da tua atividade e as ações que os alunos precisarão de realizar para o alcançar.