Passo 02

Definir o objetivo de aprendizagem e analisar as ações necessárias para alcançá-lo

Agora que já exploraste como a IA pode apoiar a aprendizagem, é hora de dar um passo essencial: definir o objetivo de aprendizagem da tua atividade e identificar as ações que os alunos precisam de realizar para alcançá-lo.

1️⃣ Define o objetivo de aprendizagem da atividade

Formula o objetivo de aprendizagem da atividade a ser planeada. Para isso, considera:

  • o(s) item(ns) das Aprendizagens Essenciais  que pretendes trabalhar com os alunos;
  • a(s) habilidade(s) da Taxonomia de Bloom que a IA pode ajudar a desenvolver.
  • se ele está SMART (específico, mensurável, atingível, relevante e temporal), deixando claro o que os alunos devem ser capazes de fazer ao final da atividade.

🌟 Exemplo de objetivo de aprendizagem

"Os alunos serão capazes de analisar argumentos em textos jornalísticos, identificando vieses e avaliando a credibilidade das informações."

✍️ Copia esta grelha modelo e regista na primeira coluna o Objetivo de Aprendizagem que acabas de definir.


2️⃣ Identifica as ações que os alunos vão precisam de realizar para gerar essa aprendizagem

Para alcançar o objetivo de aprendizagem definido, os alunos vão ter de realizar certas ações cognitivas. Essas ações podem envolver diferentes níveis da Taxonomia de Bloom, como analisar, sintetizar, criar ou avaliar informações.

Quais são essas ações no teu caso? Identifica o que os alunos devem executar para atingir o objetivo definido.

A definição do uso da IA para a atividade vai depender dessa informação 😉

🌟 Exemplo de ações para o objetivo de aprendizagem definido acima

• Ler diferentes textos jornalísticos.
• Identificar os argumentos presentes nos textos.
• Verificar vieses nos argumentos.
• Escrever uma análise crítica sobre a credibilidade dos textos lidos.

✍️ Regista na segunda coluna da grelha as ações a serem realizadas pelos alunos a partir do objetivo de aprendizagem definido.

3️⃣ Antecipa as dificuldades dos teus alunos

Cada turma tem desafios específicos, e compreender as dificuldades comuns e individuais dos alunos pode ajudar-te a planear estratégias de uso da IA que melhor atendam às suas necessidades de aprendizagem.

Antecipa, dentre essas ações, quais as dificuldades que os alunos poderão ter para realizar cada uma delas. Aproveita este momento para refletires:

  • Onde costumam ter mais dificuldades?
  • Existem alunos com medidas de suporte à aprendizagem?

🌟 Exemplo de dificuldades relacionadas às ações identificadas

• Tem dificuldade de compreensão de textos mais complexos.
• Não sabem distinguir os argumentos dos demais elementos do texto.
• Não dominam critérios objetivos para avaliar a credibilidade das fontes.
• Não seguem uma estrutura textual coerente com uma análise crítica.

✍️ Regista na terceira coluna da grelha quais as dificuldades identificadas.