Antes de começares a desenhar a tua atividade em detalhe, faz uma pausa para pensar nisto:
👉 Em que momentos da atividade é que os teus alunos vão realmente usar IA?Será que vão usar IA em todas as etapas? Ou só em algumas ações específicas? E de que forma a IA os vai ajudar — sem fazer o trabalho por eles?
O segredo está em encontrar o equilíbrio certo entre o apoio oferecido pela IA e a autonomia intelectual / esforço cognitivo dos alunos.
📚 Recurso de apoio
M2. Guia para definir quando e como os alunos devem usar IA na atividade
💡 Dica
Podes usar um chatbot para te apoiar neste momento de decisão.
Sugestão de prompt para usares com o ChatGPT ou outro Chatbot:
“Estou a planear uma atividade para os meus alunos do [coloca aqui o ano] com o seguinte objetivo de aprendizagem: [coloca aqui o objetivo].
Nessa atividade, os alunos vão realizar as seguintes ações: [lista as ações].
Podes indicar quais dessas ações podem ser apoiadas por ferramentas de IA, garantindo que os alunos continuam a desenvolver pensamento crítico, compreensão profunda e autonomia?
Quero evitar que a IA substitua o esforço cognitivo dos alunos, mas que funcione como um apoio à aprendizagem.”
Podes adaptar esse prompt conforme precisares. A resposta que receberes não será uma verdade absoluta — mas pode ser um ponto de partida para a tua reflexão e para fazeres escolhas mais estratégicas.
✍️ Regista na tua grelha para quais ações os alunos utilizarão ferramentas de IA (na coluna com a caixa de seleção) e, se for o caso, revise o que já registaste na coluna referente às estratégias envolvendo essa tecnologia.