Para criar o teu instrumento de avaliação com o apoio de ferramentas de IA, precisas de reunir algumas informações essenciais.
✍️ Regista a informação.
👉 Objetivos de aprendizagem
Pensa bem: quais são os objetivos de aprendizagem que queres avaliar?
- Define-os de forma clara e objetiva. Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alinhados ao conteúdo ou competência que os alunos precisam de alcançar.
💡 Dica
Podes usar o chatbot ou uma ferramenta de IA para te ajudar a formular objetivos, baseados nas Aprendizagens Essenciais, utilizando verbos de ação alinhados à taxonomia de Bloom, para formular ações claras e mensuráveis.
👉 O conteúdo a abordar
Qual o conteúdo específico que dará base à avaliação?
- Menciona os temas e, se possível, os recursos que serão utilizados como referência - textos, vídeos, podcasts - para a avaliação. Vale tudo o que for relevante!
👉 O tipo de avaliação a realizar
Qual é o objetivo da tua avaliação?
Escolhe entre:
- Diagnóstica - se pretendes perceber os conhecimentos prévios dos alunos quanto aos objetivos de aprendizagem
- Formativa - se o teu objetivo é acompanhar o progresso dos alunos ao longo do percurso, com o objetivo de mobilizar os conhecimentos e habilidades pretendidos e dar feedback aos alunos para ajudá-los a alcançar os objetivos até a avaliação final.
- Sumativa - se queres medir o que foi aprendido no final de um ciclo de aprendizagem, com o objetivo de mensurar o desempenho final.
👉 O contexto da avaliação
Onde e como a avaliação vai acontecer? Aqui está o que deves considerar:
- Será online ou presencial?
- Qual o ciclo e ano de escolaridade dos alunos?
- Será individual ou em grupo?
- Qual a quantidade de alunos?
- Há alunos que precisam de adaptações quanto ao modo como manifestarão a sua aprendizagem (por exemplo, alunos com diagnóstico de dislexia que necessitem de expressar-se oralmente, em vez de por escrito)?
- Qual a infraestrutura disponível para a realização da avaliação (internet, computadores, materiais impressos, etc)?
💡 Dica
A IA é uma ferramenta poderosa, mas és tu que tens o conhecimento profundo sobre a sua turma. Sem essas informações, a IA não consegue dar respostas que atendam às necessidades específicas dos teus alunos. Portanto, a tua experiência e compreensão do ambiente de aprendizagem são insubstituíveis para adaptar e aplicar as recomendações da IA de maneira relevante.