Com a ferramenta de IA escolhida, o próximo passo é criar os instrumentos de avaliação. Aqui, a IA vai ajudar-te a encontrar formas eficazes de verificar se os objetivos de aprendizagem foram realmente alcançados.

  • Com a(s) ferramenta(s) de IA selecionada(s), cria os instrumentos de avaliação que permitam aos alunos demonstrar as evidências de aprendizagem. Isso inclui as orientações ou recursos que lhes facilitarão a realização da tarefa. Por exemplo, modelos, guias, ou mesmo templates para a criação de evidências como mapas conceptuais, linhas do tempo, apresentações ou outras produções específicas.
  • Testa os instrumentos para garantir que estão bem alinhados aos objetivos de aprendizagem e são adequados para o nível dos alunos.

✍️ Para aprofundamento (opcional)

Adapta o instrumento criado para responder a necessidades específicas de alunos da turma. Para isso, escolhe pelo menos 2 características distintas (por exemplo: língua, défices cognitivos, défice de atenção, diferenças culturais, dificuldades específicas, NEE) e pensa como as adaptações podem melhorar a experiência de aprendizagem.

💡 Sugestão

Além dos instrumentos de avaliação que medem o desempenho dos alunos, considera recolher feedback dos alunos para entender a sua experiência de aprendizagem. Isso pode ser feito facilmente com um questionário simples, criado com a ajuda de um chatbot. Assim, vais perceber o que funcionou bem e onde podes melhorar no futuro.

✍️ Regista a(s) ligação(ões) do(s) instrumento(s) de avaliação criado(s).