Agora é o momento de escolher as ferramentas de IA que te vão apoiar neste processo. O objetivo aqui é escolher as ferramentas que vão facilitar o teu trabalho e tornar o processo de avaliação mais ágil e eficiente.

Aqui ficam algumas dicas para te ajudar:

  1. Olha para as tarefas identificadas no passo anterior e verifica o que é que a IA pode fazer para te ajudar. Analisar conteúdo? Comparar com critérios? Gerar feedback automaticamente?
  2. Procura ferramentas que tenham funcionalidades específicas. Existem ferramentas que analisam texto, criam rubricas ou ajudam na avaliação interativa. Faz uma pequena pesquisa para encontrares as que se adequam às tuas necessidades.
  3. Testa as ferramentas: escolher a ferramenta certa é importante, mas mais importante ainda é testar! Verifica se são fáceis de usar, precisas e personalizáveis ao contexto pedagógico.
  4. Escolhe a melhor opção. Com base nos testes, opta pela(s) ferramenta(s) que oferece(m) melhores resultados, que seja(m) prática(s) e que esteja(m) alinhada com os teus objetivos.

🌟 Exemplo de prompt

Se estás a avaliar as linhas do tempo interativas sobre a Revolução Industrial, e as ações previstas incluem verificar a precisão histórica, analisar relações entre eventos e avanços tecnológicos contemporâneos, e gerar feedback personalizado, podes proceder da seguinte forma:

∙ Pesquisa ferramentas de IA capazes de analisar texto e identificar conceitos-chave, como ChatGPT ou outras plataformas de processamento de linguagem natural. Usa essas ferramentas para verificar a coerência das explicações fornecidas na linha do tempo.

∙ Utiliza plataformas como Padlet ou Miro, que permitem ao aluno apresentar produções com estrutura visual e interativas (aspetos que podem ser posteriormente avaliados pelo professor), ou ferramentas que ofereçam análise automática de critérios visuais.

∙ Para criar a rubrica de avaliação experimenta ferramentas como Quick Rubric e para aplicá-la, é possível usar o Google Sheets com complementos de IA, que ajudem a organizar e comparar os critérios com as produções. Há ainda a possibilidade de criar a rubrica e aplicá-la sobre as avaliações, utilizando a mesma ferramenta, tal como o Google Classroom.

Escolhe uma ferramenta que permita gerar feedback personalizado, como um chatbot de IA configurado para fornecer sugestões de melhoria com base nos critérios avaliados.

✍️ Regista a(s) ferramenta(s) escolhida(s) e a justificação da escolha.