Agora é o momento de escolher as ferramentas de IA que te vão apoiar neste processo. O objetivo aqui é escolher as ferramentas que vão facilitar o teu trabalho e tornar o processo de avaliação mais ágil e eficiente.
Aqui ficam algumas dicas para te ajudar:
🌟 Exemplo de prompt
Se estás a avaliar as linhas do tempo interativas sobre a Revolução Industrial, e as ações previstas incluem verificar a precisão histórica, analisar relações entre eventos e avanços tecnológicos contemporâneos, e gerar feedback personalizado, podes proceder da seguinte forma:
∙ Pesquisa ferramentas de IA capazes de analisar texto e identificar conceitos-chave, como ChatGPT ou outras plataformas de processamento de linguagem natural. Usa essas ferramentas para verificar a coerência das explicações fornecidas na linha do tempo.
∙ Utiliza plataformas como Padlet ou Miro, que permitem ao aluno apresentar produções com estrutura visual e interativas (aspetos que podem ser posteriormente avaliados pelo professor), ou ferramentas que ofereçam análise automática de critérios visuais.
∙ Para criar a rubrica de avaliação experimenta ferramentas como Quick Rubric e para aplicá-la, é possível usar o Google Sheets com complementos de IA, que ajudem a organizar e comparar os critérios com as produções. Há ainda a possibilidade de criar a rubrica e aplicá-la sobre as avaliações, utilizando a mesma ferramenta, tal como o Google Classroom.
∙ Escolhe uma ferramenta que permita gerar feedback personalizado, como um chatbot de IA configurado para fornecer sugestões de melhoria com base nos critérios avaliados.
📚 Recurso de apoio
M1. Ferramentas de apoio à avaliação
M2. Chatbot como apoio à avaliação
✍️ Regista a(s) ferramenta(s) escolhida(s) e a justificação da escolha.