Depois de selecionares as produções, é hora de organizares os passos necessários para corrigir e classificar esses trabalhos.
Antes de avançares para a escolha das ferramentas de IA, é importante pensar no que seria o teu processo normal, caso o fizesses manualmente. Este mapeamento vai ajudar-te a perceber em que pontos a IA pode ser útil.
Pensa assim: quais seriam as etapas habituais para avaliar estes trabalhos? Quais as etapas que seguirias?
Com isto em mente, já tens uma ideia clara de onde a IA pode dar uma ajuda.
🌟 Exemplo de prompt
Se utilizarmos o mesmo exemplo da missão anterior - as linhas do tempo interativas com os principais acontecimentos da Revolução Industrial, relacionados com os avanços tecnológicos contemporâneos - as ações necessárias poderiam ser:
1. Verificar o cumprimento dos critérios de avaliação
Comparar as produções com os critérios definidos previamente na rubrica de avaliação.
2. Aplicar escalas de desempenho
Atribuir uma classificação com base nos critérios e escalas definidos e justificar a pontuação ou feedback atribuído com exemplos concretos das produções.
3. Fornecer feedback individualizado e/ou coletivo
Identificar os pontos fortes e áreas de melhoria em cada produção e redigir feedback claro e construtivo para os alunos, destacando o que foi bem feito e sugerindo melhorias.
4. Registar os resultados
Organizar os dados de avaliação.
💡 Dica
Também podes contar com a ajuda da IA neste processo. Envia um exemplar da produção de um aluno (garantindo o anonimato) e pergunta ao chatbot quais seriam as etapas envolvidas na avaliação e correção desta evidência de aprendizagem.
👉 Experimenta as ferramentas sugeridas para ver qual é a mais adequada para o teu contexto.
👉 Faz a tua escolha e justifica a decisão, considerando fatores como a facilidade de utilização, a qualidade dos resultados e a possibilidade de personalização.
✍️ Regista os passos necessários para realizar manualmente o processo de avaliação da produção dos alunos escolhida por ti.