Para começar, seleciona os trabalhos dos alunos que vais corrigir com apoio da IA.
Aqui tens algumas sugestões para facilitar a tua escolha:
👉 Usa dados reais:
Opta por produções que já tenhas em mãos, ou seja, trabalhos que os alunos já realizaram. Assim, poupas tempo e consegues ver resultados concretos.
👉 Escolhe produções adequadas:
Prioriza aquelas que possuem características específicas que favoreçam a intervenção da tecnologia. Dá preferência a produções que sejam textuais, padronizadas ou estruturadas, como redações, respostas a perguntas abertas, relatórios ou reflexões escritas. Estas produções são mais fáceis de analisar com ferramentas de processamento de linguagem natural.
👉 Pensa no volume:
Se tens um número elevado de trabalhos para corrigir, o apoio da IA pode ser ainda mais útil para tornar o processo eficiente.
👉 Verifica os critérios de avaliação:
Assegura-te que as produções selecionadas podem ser avaliadas por critérios de avaliação objetivos e que o objetivo de aprendizagem a ser avaliado é claro. Isto ajuda a garantir que o uso da IA respeita princípios pedagógicos e éticos.
💡 Dica
Se tiveres dúvidas sobre qual produção escolher, envia um exemplar da produção feita pelos alunos (desde que se mantenha o anonimato) para o chatbot e pergunta se ferramentas de IA Generativa podem apoiar na avaliação e classificação dessa produção e de que forma.
✍️ Regista a informação.